FLASH SALEFLASH SALE
-20%
Por 1 ano de REGISTRO e RENOVAÇÃO
as promoções não podem ser combinadas
14 Número de pacotes restantes

As melhores ofertas de estoque de 150 países

Mais de 100 000 usuários satisfeitos

Oferece mais barato em até 90 o preço inicial

Contato direto com revendedores e atacadistas

Comércio B2B ou B2C – uma letra, muitas diferenças

Comércio B2B ou B2C – uma letra, muitas diferenças

Embora as abreviações B2B e B2C pareçam muito semelhantes, elas descrevem dois ramos diferentes do comércio. O B2C é essencialmente de varejo e B2B - atacado, além de importação e exportação. No comércio B2C, as partes nos acordos comerciais são o empreendedor e o consumidor, no comércio B2B - as empresas.

B2B vs B2C - quais são as conseqüências disso?

Proteção dos direitos do comprador

No comércio, o B2C é usado devido à posição mais forte do empreendedor em relação ao consumidor. Portanto, entre outros o direito de devolver a mercadoria dentro de 14 dias sem fornecer qualquer motivo, se a compra ocorreu fora das instalações da empresa (ou seja, principalmente on-line). No comércio B2B, esses regulamentos não se aplicam - nenhuma das partes do contrato é um consumidor. É claro que o vendedor pode aceitar devoluções, mas não existe essa obrigação – e importante lembrar disso ao fazer pedidos. A única exceção é a situação em que o empresário compra os mercadorias para uma finalidade diferente da relacionada à tua atividade. Em outras palavras - se tu compras mercadorias para revenda, tu não és um consumidor e não tens direito a uma devolução.

Valor da transação

O valor médio dos pedidos no comércio B2B é muito maior que no B2C. Isso tem várias consequências, mas a mais importante é a segurança das transações. Muitos métodos de pagamento convenientes e seguros conhecidos no comércio varejista não são utilizados no comércio atacadista. No entanto, existem outras sobre as quais tu podes ler aqui Transações Seguras.

Métodos de finalização

Cada vez mais, o comércio varejista é o comércio eletrônico, ou seja, vendas on-line. Embora as vendas tradicionais provavelmente nunca desapareçam, o valor do comércio on-line está crescendo a cada ano. Em B2B, por outro lado, um método muito mais desejável de finalizar uma transação é uma visita às instalações do vendedor, definindo as condições no local ou retirando as mercadorias diretamente do armazém. Enquanto as formas de comunicação estão mudando, muitos compradores e vendedores ainda preferem se encontrar cara a cara do que finalizar on-line.

Transporte e entrega

O mercado B2C é dominado pelo modelo em que o empresário organiza o transporte de mercadorias para o consumidor. Qualquer outra situação é absolutamente incomum. O comércio B2B é diferente - alguns vendedores conseguem organizar o transporte, outros não. Portanto, tu deves ler as descrições das ofertas com atenção e perguntar sobre esse elemento da transação. Tu também podes encontrar conhecimentos úteis sobre Incoterms - regras de comércio internacional, sobre as quais tu podes ler aqui Incoterms.

Taxa de IVA

O IVA é pago pelo destinatário final. Se tu compras, por exemplo, uma TV para tua casa tu pagas por ela. Se tu compras um aparelho de TV para revenda - o IVA será pago pelo teu cliente. Isso é especialmente importante quando tu pretendes comprar no território da UE - como contribuinte do IVA, tu poderás comprar mercadorias a uma taxa zero, desde que o vendedor também seja um contribuinte. Tu também podes ler mais sobre o IVA aqui IVA da UE.

 

Como tu podes ver, existem muitas diferenças entre o comércio B2B e o B2C - vale a pena conhecê-los para evitar qualquer tipo de mal-entendidos ao finalizar transações com atacadistas, fabricantes e distribuidores.

Autor:
Merkandi – Plataforma de Comércio B2B

Merkandi – Plataforma de Comércio B2B

Merkandi é uma plataforma internacional de atacado para mercadorias oferecidas no atacado regular e de apreensões de oficiais de justiça, excesso de produção e estoque, liquidação de empresas, devoluções ao consumidor, etc.

Entrada anterior Próxima entrada
NEWSLETTER gratuita

Notificações diárias sobre novos produtos e novidades na Merkandi.